quinta-feira, 28 de março de 2013




Quando eu era criança não entendia muito bem a Páscoa. Só adorava procurar os ovinhos de chocolate que o coelhinho escondia. Mas, o que tem a ver coelho com ovos, seus símbolos, com a ressurreição de Jesus ou a fuga dos hebreus do Egito comandada por Moisés? Agora sei qual a relação de tudo isto. Os ovos são o símbolo do nascimento. Ali dentro, uma vida por vir ao mundo. É o eterno milagre da vida que renasce todos os dias.

 O coelho é o animal que se reproduz com uma velocidade estonteante, é uma ode à família, uma declaração de amor que a natureza faz todos dias. Renascer é nascer, somos nós mesmos que renascemos nos nossos filhos, é a vida que se pereniza na prole. A fuga dos hebreus é o fim da escravidão de um povo. A escravidão equivale à morte, escravizar equivale a tirar a vontade e a alma de alguém, equivale a tirar sua vida. Se libertar da escravidão é viver de novo, é renascer, é estar sempre começando tudo de novo.

 Por fim, Jesus é a ressurreição. Quer prova mais clara do que digo? Este eterno milagre que nos encanta é o milagre da vida que a Páscoa nos relembra. A Páscoa é a ressurreição das nossas almas. Este é o dia de renascer, começar tudo de novo. De nos libertamos do mal que corrompeu nossas almas e nos recobrirmos com o véu da pureza da alma que tivemos um dia. Abandonar tudo o que é velho e antigo e olhar pra frente com coragem. Nos dedicarmos à vida como quem sorve o sumo de um fruto saboroso. Hoje é dia de renascer. Feliz Páscoa para todos.




sexta-feira, 22 de março de 2013

A história da gotinha de água


 
Era uma vez uma gotinha de água, pequenina e transparente chamada Salpico. Juntamente com muitas outras, a Salpico formava a água de um lago. Um dia, o Sol forte aqueceu a água do lago. As gotinhas de água separaram-se, subiram e formaram vapor de água. Já não se via a Salpico…
No céu, para onde subiu a Salpico juntou-se a muitas outras gotinhas de água e formaram as nuvens. O vento empurrou as nuvens e a Salpico viajou por muitas terras. Quando a nuvem ficou muito pesada e encontrou ar mais frio, algumas gotinhas caíram em forma de chuva. A Salpico também caiu com elas… Ao passarem pela montanha, o ar era tão, tão frio que a Salpico juntou-se a outras gotinhas e formaram água sólida. Então, caíram na terra em forma de neve. Ficou tudo branquinho… Mas depois abriu o sol e o seu calor começou a derreter a neve. Então, a Salpico e as suas amigas gotinhas, voltaram a ser água líquida. Parte dessa água caiu na terra e alimentou as plantas. A outra parte infiltrou-se no solo e quando encontrou rochas impermeáveis formou um lençol de água, um ribeiro...
O ribeiro correu, correu sempre, até que chegou a um rio e a Salpico mergulhou na sua água...
O rio, por sua vez, foi correndo até ao mar, onde a Salpico ficou a conhecer novos amigos… os peixes! Agora a Salpico e as outras gotinhas fazem parte do mar. Vivem numa onda, à espera que o Sol as aqueça, para de novo poderem subir e começar uma nova viagem…
                                                                               FIM

Crônica sobre o dia mundial da água

    "A água nossa de cada dia"

Hoje de manhã, enquanto levava meu filho para a escola, assisti a diversas cenas de desperdício.
Rua após rua, homens e mulheres usavam mangueiras para lavar calçadas e carros com jorros e jorros de água potável.
Nos primeiros casos cheguei a diminuir a velocidade do meu carro para sinalizar aos dissipadores que não deveriam estar fazendo aquilo. Mas eles olhavam, sem entender o que eu queria passar com os gestos... e continuavam com as torneiras abertas.
Nos casos seguintes, desisti.
Só olhava, desolado, toda aquela água preciosa escorrendo pela calçada, pelas sarjetas...
Se voltar a percorrer o bairro nesta bela manhã de abril provavelmente vou surpreender mais dissipadores em ação.
Talvez já lavando carros, mais pátios e calçadas.
E vou, de novo, ficar triste com o desperdício escancarado, explícito, irresponsável.
O que fazer para que nós, nossos filhos e os filhos de nossos filhos tenham água de boa qualidade e em quantidade no futuro?
Acho que, para começar, falar com as crianças.
Se os adultos dão lições de desperdício, as crianças podem, no tempo, reverter o processo.
Enquanto crianças, podem entender melhor a necessidade de preservamos nossos recursos naturais. Água, inclusive.
Quando crescerem, vão substituir os adultos insensatos de hoje já com atitudes corretas no cuidado com o meio ambiente.
Longe de mim a idéia de transformar quem quer que seja em vigilante, patrulheiro, inspetor de recursos naturais.
Também seria insensato. Em alguns casos até perigoso.
Tem gente que não aceita críticas.
Mas se cada um de nós pudesse passar aos filhos, às crianças, em geral, propostas, idéias e conselhos para buscarem a economia, a racionalização do uso da água, teríamos um início de caminho já sinalizado.
E enquanto crianças e jovens vão se conscientizando, vamos pensando, num modo de chegarmos até os dissipadores adultos com orientação e informações.
Pra começar, à volta da escola, já vou falando sobre o assunto com meu filho.
De novo, porque lá em casa o assunto já é velho e conhecido.
Mas bons conselhos podem ser repetidos... e acumulados.
E cuidados com nossos recursos naturais deveriam merecer até mesmo algum tipo de saudação. Assim, como dizemos bom dia, boa noite, até logo, poderíamos começar a dizer: salvou água, hoje? apagou a luz que não está usando? salvou uma árvore? pensou nas crianças que não tem água para beber?...
Pode parecer meio dramático. Mas antes um dramático falado do que sentido.
Enquanto é tempo.


27.04.2001

22 de março dia mundial da água

Você conhece o quanto a água é importante para sua vida? Interessante é que nós podemos usar desse remédio natural em diversas maneiras, sempre com a intenção de nos ajudar na saúde. Leia estas meditações. Você se encantará ao ver o poder da água em sua vida.


         
                                                            
              ÁGUA É VIDA

Pr. Hebert D. Liessi
A ONU redigiu um documento em 22 de março de 1992, intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água". O texto merece profunda reflexão e divulgação por todos os amigos e defensores do Planeta Terra, em todos os dias.
1 – A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
2 – A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
3 – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
4 – O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Esse equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
5 – A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Estamos começando uma semana especial com ênfase na Água. Nosso desafio é tornar este presente de Deus como nossa vida. Lembre-se que Jesus a fonte da Vida: “aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.” João 4:14.

sexta-feira, 15 de março de 2013

O Nordestinês




Nordestino  não fica solteiro, ele fica “solto na bagaceira”.

Nordestino  não conserta, ele “imenda”.

Nordestino  não bate, ele ‘senta-le’ a mão.

Nordestino  não bebe um drink, ele “toma uma”.

Nordestino  não é sortudo, ele é “cagado”.

Nordestino  não corre, ele “dá uma carreira”.

Nordestino  não malha os outros, ele “manga”.

Nordestino  não toma água com açúcar, ele toma “garapa”.

Nordestino  não percebe, ele “dá fé”.

Nordestino  não sai apressado, ele sai “desembestado”.

Nordestino  não aperta, ele “arroxa”.

Nordestino  não dá volta, ele “arrudeia”.

Nordestino  não se irrita, ele se “reta”.

Nordestino  não ouve barulho, ele ouve ” uma zuada”.

Nordestino  não acompanha casal de namorados, ele “segura vela”.

Nordestino  não quebra algo, ele “tora”.

Nordestino  não fica triste, ele fica “encabulado”.

quarta-feira, 6 de março de 2013

COMO SERÁ O DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM TAUÁ ?



Com a participação da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e outras entidades,está sendo realizada a semana de comemoração ao Dia Internacional da Mulher,em Tauá.Nos dias que antecedem o dia,08 de março,reuniões estão sendo realizadas em cada bairro,discutindo os problemas enfrentados pela classe feminina.

No dia Internacional da Mulher,08 de março,será realizada a seguinte programação:

08h00 Caminhada de Protesto contra a impunidade e violência exigindo o julgamento imediato dos assassinos da professora Rosiane

18h30 Missa da Mulher na Matriz

20h00 Culminância da Semana das Mulheres, Entrega de documentos, confraternização, Bingo.Essa programação será na quadra de esportes da Praça Dr. Alberto Feitosa.

sábado, 2 de março de 2013

História do Dia Internacional da Mulher



História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...