sexta-feira, 22 de março de 2013

A história da gotinha de água


 
Era uma vez uma gotinha de água, pequenina e transparente chamada Salpico. Juntamente com muitas outras, a Salpico formava a água de um lago. Um dia, o Sol forte aqueceu a água do lago. As gotinhas de água separaram-se, subiram e formaram vapor de água. Já não se via a Salpico…
No céu, para onde subiu a Salpico juntou-se a muitas outras gotinhas de água e formaram as nuvens. O vento empurrou as nuvens e a Salpico viajou por muitas terras. Quando a nuvem ficou muito pesada e encontrou ar mais frio, algumas gotinhas caíram em forma de chuva. A Salpico também caiu com elas… Ao passarem pela montanha, o ar era tão, tão frio que a Salpico juntou-se a outras gotinhas e formaram água sólida. Então, caíram na terra em forma de neve. Ficou tudo branquinho… Mas depois abriu o sol e o seu calor começou a derreter a neve. Então, a Salpico e as suas amigas gotinhas, voltaram a ser água líquida. Parte dessa água caiu na terra e alimentou as plantas. A outra parte infiltrou-se no solo e quando encontrou rochas impermeáveis formou um lençol de água, um ribeiro...
O ribeiro correu, correu sempre, até que chegou a um rio e a Salpico mergulhou na sua água...
O rio, por sua vez, foi correndo até ao mar, onde a Salpico ficou a conhecer novos amigos… os peixes! Agora a Salpico e as outras gotinhas fazem parte do mar. Vivem numa onda, à espera que o Sol as aqueça, para de novo poderem subir e começar uma nova viagem…
                                                                               FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...